Todos nós passamos por um processo de luto em nossas vidas. Não pense que o luto é refletido apenas na morte de um ente querido.

Muitas vezes, mudanças bruscas de cidade, estado ou país também podem ocasionar estágios existentes no luto.

Perda de um animal de estimação

perda de um objeto querido

Afastamento de pessoas que amamos

mudanças repentinas

divórcio e separações

Rompimentos

Segundo o artigo publicado no site: Tua saúde

O luto é uma resposta emocional normal de sofrimento, que acontece após a perda de uma conexão afetiva muito forte, seja com uma pessoa, animal, objeto ou com um bem imaterial, como o emprego, por exemplo.

Esta resposta perante a perda varia bastante de pessoa para pessoa e, por isso, não existe um período de tempo específico para determinar o quanto deve durar o luto de cada pessoa. Ainda assim, a Associação Americana de Psiquiatria definiu alguns parâmetros para ajudar a identificar o luto patológico, que não é saudável e que deve ser tratado.

A forma como cada pessoa vive o luto depende de vários fatores como a relação que tinha com a pessoa falecida, o tipo de apoio familiar ou social e a personalidade de cada um.

Os estágios mais comuns no processo de luto são:

Primeiro estágio: negação

Desde o início, o acompanhamento psicológico é essencial. Nesse momento, a necessidade de se isolar e estar consigo mesmo é recorrente. 

Segundo estágio: raiva

O segundo momento, da raiva, acontece quando as pessoas saem da introspecção intensa da negação e, finalmente, começam a externalizar um sentimento: a revolta. Neste caso, os indivíduos tornam-se por vezes agressivos. 

Terceiro Estágio: negociação/barganha

Na terceira, das cinco fases da perda, os pensamentos de que as coisas podem voltar a ser como antes prevalecem e a pessoa tenta “negociar” consigo mesma ou com os outros para que isso aconteça.

Quarto Estágio: depressão

É a partir deste momento que o indivíduo começa a lidar, verdadeiramente, com a perda. Uma vez que a pessoa atravessou as fases de natureza mais combativas, como a autodefesa da negação e confronto da raiva, ela costuma vivenciar o luto de forma mais intensa na quarta fase.

Quinto Estágio: aceitação

Por fim, a última etapa do luto é a aceitação. Quando se chega a esse estágio, as pessoas lidam com seus sentimentos de forma serena. É o momento em que conseguem expressar de forma mais clara sentimentos, emoções, frustrações e dificuldades que as circundam. 

 

Compartilhe nas redes sociais

Entre na nossa Newsletters